O nome Cardiologia Intervencionista, muitas vezes pode assustar. Mas é importante esclarecer que se trata de uma área da medicina que realiza diagnósticos e tratamentos não cirúrgicos.
O que significa que você encontrará apenas instrumentos minimamente invasivos, como cateteres, que podem evitar ou reduzir as chances de problemas sérios de saúde que o paciente poderia ter no futuro, tais como:
Ataques cardíacos
Derrames
Insuficiência cardíaca congestiva
Além de possibilitar o reparo ou substituição de válvulas cardíacas e restaurar o fluxo sanguíneo saudável para o coração. Por isso, é importante identificar quais são os sintomas e procedimentos que podem salvar a sua vida ou de alguém que você ama.
Conheça os 3 principais procedimentos terapêuticos em Cardiologia Intervencionista:
1. Angioplastia e colocação de stent no coração
O procedimento da angioplastia abre artérias coronárias ou conhecidas também como vasos sanguíneos, que estão bloqueados ou estreitos e são responsáveis por fornecer sangue ao coração. O stent é um pequeno tubo de malha metálica que é colocado durante ou após a angioplastia realizada. Ele previne e pode até evitar que a artéria obstrua novamente a longo prazo.
Um dos principais sintomas que levam até a angioplastia, são dores no peito. Porém, é comum que o procedimento seja realizado após um ataque cardíaco.
2. Substituição da Válvula Aórtica Transcateter
A substituição da Válvula Aórtica Transcateter, também apelidada de TAVI (Implante Transcateter da Válvula Aórtica), é uma alternativa aos pacientes de alto risco que precisam realizar a cirurgia de coração aberto. Neste procedimento, é inserido na artéria femoral do paciente, ou através do peito, um pequeno cateter, que substituirá a válvula aórtica por uma nova e artificial. Dentre as principais causas da substituição da válvula, estão as pessoas que possuem defeitos congênitos do coração ou níveis elevados de colesterol.
3. Valvoplastia percutânea por balão
A valvoplastia percutânea por balão tem por objetivo abrir uma válvula cardíaca que está bloqueada ou estreitada. O médico faz a inserção de um cateter e coloca um balão em miniatura que serve para abrir a válvula cardíaca.
Agende sua consulta! Agora que você já compreende um pouco sobre a Cardiologia Intervencionista, é importante consultar profissionais qualificados regularmente para verificar a saúde do coração.
Comments